Investir no autodesenvolvimento com sabedoria é fundamental para o seu crescimento, bem-estar, foco no objetivo e recuperação de energia que você distribui todos os dias. Se você não investe em você – quem o fará? Mais alarmante: o que acontece se você não o fizer?
Aqueles que não investem no crescimento pessoal; pode sofrer de desgaste mental, queda no meio da carreira ou incapacidade de continuar funcionando em um nível produtivo.
Eles podem ficar para trás em suas carreiras, sentir-se frustrados ou ficar profissionalmente estagnados. De repente, o plano de carreira não está mais tão claro ou talvez pareça um longo túnel escuro.
Isso é verdade, não importa quem você é e o que faz, independentemente de ser um executivo de alta potência ou de uma mãe que fica em casa e qualquer coisa no meio. O autodesenvolvimento exige nossa energia e nosso tempo.
No entanto, vou adverti-lo a ser inteligente em como funciona um fundo de renda fixa. O tempo é uma mercadoria preciosa e escassa. Você não pode pegá-lo emprestado, comprá-lo, implorá-lo, encontrá-lo ou dedicar mais tempo. Você só pode gerenciar o que tem.
Para evitar acordar um dia infeliz com sua vida ou se perguntar o que você fez com ela, aqui estão algumas dicas de autodesenvolvimento:
Conheça seus pontos fortes
Entender o que você é bom é a chave para o seu desenvolvimento futuro pessoal e profissional. À medida que você aprende e cresce, seus pontos fortes podem mudar ou expandir à medida que novos caminhos se abrem.
É emocionante e gratificante! Por exemplo: minha mãe disse que eu sou gerente de projetos desde o dia em que nasci. Gosto de trabalhar em direção a uma meta e melhorar as coisas. Ao adquirir experiência e amadurecer, descobri que também adoro ajudar as pessoas.
No meu cerne: tenho uma paixão por melhorias e sou centrado nas pessoas. Tudo isso culminou no que faço agora: Coaching de Desenvolvimento Profissional. Se você não conhece seus pontos fortes: procure um técnico e faça uma avaliação para poder gastar energia nos lugares certos.
Foco
Onde você quer ir na vida e tem um plano de autodesenvolvimento? Algumas pessoas se encontram lutando no meio da carreira para compensar a falta de planejamento antecipado.
Entenda seus pontos fortes e concentre-se o mais cedo possível e obtenha um plano de jogo. Se esse plano inclui educação adicional, certificação, outro idioma ou uma habilidade: coloque-o na sua Lista de ações para fazer parte de suas metas diárias ou semanais.
Invista com sabedoria
O tempo é precioso – estamos sempre falando sobre “ganhar tempo”, mas isso é impossível. Se eu pudesse fazer o tempo, seria a pessoa mais rica do mundo! Não confunda autodesenvolvimento com autogratificação.
Aprendi que sou muito mais produtivo se pular assistindo à TV e me concentrar em algo que agregue valor aos meus objetivos. Eu também me sinto melhor sobre como estou gastando meu tempo. Estar “ocupado” não significa que você está fazendo as coisas. Entenda onde você está gastando seu tempo e procure maneiras de torná-lo bem gasto.