Quando pensamos em crescimento pessoal, muitas vezes imaginamos uma busca sozinho, em uma jornada de auto aperfeiçoamento. Somos aconselhados a aumentar nosso autocontrole, ficar mais agressivos e desenvolver um senso de propósito. Então, iniciamos a tarefa solitária de remodelar nossos hábitos e comportamentos.
E, no entanto, as pessoas que prosperam geralmente o fazem com a ajuda de outras pessoas. Atletas de ponta têm treinadores. Os altos executivos têm mentores. Relacionamentos positivos podem nos ajudar a ter sucesso, crescer e se tornar pessoas melhores.
Em todas as diferentes esferas de nossas vidas, nossos relacionamentos podem não apenas nos ajudar a nos sentir bem, mas também podem nos ajudar a ser bons. Encontrar pessoas em Classificados x pode ser um meio, mas o desenvolvimento precisa de mais intimidade.
Se você quiser aproveitar esses benefícios, aqui estão 3 maneiras simples de se basear em seus relacionamentos para impulsionar seu crescimento.
1 – Passe tempo com as pessoas certas
Geralmente nos tornamos cada vez mais parecidos com as pessoas com quem passamos nosso tempo. Quanto mais vemos alguém modelar um comportamento e ver esse comportamento sendo reforçado de maneiras positivas, maior a probabilidade de tentarmos nós mesmos.
Uma das maneiras mais fundamentais de garantir que seus relacionamentos estejam ajudando você a crescer é cercar-se das pessoas certas. Alguns relacionamentos nos frustram, outros nos fazem felizes e outros nos desafiam (e alguns relacionamentos fazem os três!).
Embora nem sempre seja fácil interromper e iniciar relacionamentos, é claro, podemos ter como objetivo passar mais tempo com as pessoas que nos desafiam. Isso não significa encontrar alguém que seja melhor que você para que você possa tentar ser como eles.
Em vez disso, pense em como seus pontos fortes podem complementar os de outra pessoa. Você pode aprender com os outros enquanto eles estão aprendendo com você.
2 – Crie metas com os outros
Quando compartilhamos nossos objetivos com outras pessoas, temos imediatamente alguém para nos manter responsáveis. É difícil permanecer no caminho certo com uma meta o tempo todo, mas é mais fácil se tivermos alguém para nos ajudar a superar um obstáculo ou nos buscar quando cairmos.
Se dermos um passo adiante estabelecendo metas com outras pessoas – como correr meia maratona ou assistir aulas juntos para aprender um novo idioma -, não nos sentiremos tão sozinhos quando a jornada for difícil.
O apoio social que recebemos de outras pessoas é incrivelmente poderoso, principalmente nesses tempos difíceis. Quando a pressão é alta, aqueles que têm maiores níveis de apoio social tendem a experimentar menos estresse.
Também podemos estar mais motivados quando estamos trabalhando em direção a uma meta com outra pessoa. Às vezes, precisamos de outra pessoa para nos inspirar a ser o nosso melhor.
3 – Peça feedback
Geralmente depende de nós decidir sobre as áreas em que poderíamos usar algum auto aperfeiçoamento. E embora esse processo de autorreflexão seja importante, às vezes podemos ser maus juízes de nossas próprias habilidades.
Assim, assumimos que sabemos muito mais do que realmente sabemos. Então, por que não considerar nossos relacionamentos como uma fonte de feedback sobre onde podemos melhorar?