O que alguns dos gigantes da tecnologia mais conhecidos têm em comum? Elas são, é claro, todas empresas de sucesso fenomenal que redefinem paradigmas, ostentando avaliações de mercado massivas e crescimento contínuo.
Todas são também organizações baseadas em plataformas que devem muito de seu sucesso à agilidade com que são capazes de inovar e se reconfigurar para buscar novas oportunidades com aparente facilidade de mudança de forma.
O valor da plataforma da transformação dos negócios vem de vinculá-las à estratégia de negócios e ter uma compreensão holística de como todos os seus elementos devem funcionar juntos.
No entanto, apesar do consenso em torno da importância das plataformas, as apresentações em conferências e as discussões enfatizaram que as empresas que integram plataformas em sua arquitetura corporativa estão fazendo isso de maneiras notavelmente diferentes.
Emergiram três amplos paradigmas para a transformação da plataforma, com as empresas mais bem-sucedidas, como os gigantes da tecnologia, combinando elementos de todos os três.
Construindo ecossistemas
A primeira categoria de transformação de plataforma envolve a reformulação do modelo de negócios para alavancar os elementos da plataforma através da construção de ecossistemas dentro de uma indústria.
Ou através das fronteiras tradicionais da indústria ou pela criação de mercados conectando clientes e fornecedores.
Um CIO bancário enfatizou a necessidade de se concentrar na jornada do cliente como um ponto de partida na transformação para um modelo baseado em plataforma.
Ele descreveu como sua empresa construiu um ecossistema de parceiros integrados em suas ofertas bancárias, escolhendo conscientemente parceiros para que “não sejamos vistos como uma marca bancária, mas como uma marca de estilo de vida”.
Um varejista de bens de consumo começou a implementar um modelo baseado em plataforma à medida que faz a transição de um negócio tradicional para um baseado em dados.
Seu CIO demonstrou como a empresa conseguiu isso em um mercado competitivo e altamente saturado, oferecendo aos clientes soluções mais locais, simples e digitais por meio da personalização de inteligência artificial.
Sua plataforma de aplicativos flexível permite a entrega de valor para o cliente e para a empresa. Um recurso na plataforma mostrou que os usuários que selecionaram uma opção “pré-pago” estavam gerando vendas significativamente maiores.
“Portanto, agora oferecemos um desconto aos clientes que usam esse recurso”, disse ele, o que beneficia tanto o cliente quanto o varejista.
Criação de “plataformas como serviço”
Em outros casos, a transformação da plataforma envolve a reorganização da TI (e das partes interessadas nos negócios) em torno de um conjunto de plataformas modulares.
Cada uma com seu próprio cluster lógico de atividades e tecnologia associada, atendendo a um objetivo de negócios específico.
Essa abordagem reimagina o papel da tecnologia nos negócios e vê as plataformas não apenas como uma tecnologia, mas como um serviço.
A governança e a organização da plataforma, começando com os melhores talentos da engenharia, são essenciais para uma transformação bem-sucedida para um modelo de plataforma modular.
Uma empresa farmacêutica global estabeleceu um plano de carreira especializado para engenheiros separado do resto da infraestrutura de RH da empresa. Como disse seu CTO, grandes engenheiros “querem escrever códigos, não aprovar solicitações de férias”.
Um banco líder também tomou medidas para proteger seu suprimento de talentos. Ele seleciona e recruta talentos internamente, em vez de terceirizar essa função crucial para recrutadores externos.