Vantagens e desvantagens de trabalhar como profissional autônomo

É a vontade e a dúvida de muitas pessoas saber se vale a pena ou não deixar de trabalhar como CLT para virar um profissional autônomo.

“Como um encanador, devo trabalhar em uma empresa de desentupidora 24 horas ou ser um prestador de serviços?”. “Como jornalista em tempos de pandemia, devo aguardar um emprego fixo ou me tornar um redator freelancer?”. São muitas as questões internas que esta decisão carrega, mas abaixo você verá algumas vantagens e desvantagens em trabalhar como um profissional autônomo para escolher qual a sua opção ideal.

Vantagens

Definir seus próprios horários

Uma das maiores vantagens em ser um trabalhador autônomo é a flexibilidade.

Poder escolher os dias e horários na semana em que irá trabalhar é extremamente prazeroso. De manhã, à noite ou de madrugada, é você quem define como prefere se planejar e organizar suas próprias tarefas de acordo com o seu trabalho.

Ser seu próprio chefe e não precisar receber ordens

Poder dar uma pausa em momentos de cansaço físico e mental e em momentos de estresse sem precisar da permissão de um chefe.

Redigir as próprias tarefas, fazer as próprias escolhas e ditar as próprias regras.

Possibilidade de ampliar seu atendimento

Em uma empresa você presta serviços para a mesma e para fornecedores e clientes definidas por ela. Como trabalhador autônomo, você pode trabalhar para quem quiser, para quantas pessoas quiser e, com isso, amplificar sua renda.

 

Liberdade para escolher os trabalhos que deseja fazer

A liberdade de escolha faz com que aceite ou recuse os trabalhos que chegam até você ou dispense clientes que causam dores de cabeça. A autonomia faz com que não desperdice seu tempo. 

Em uma empresa você deve apenas cumprir suas obrigações sem poder selecionar o que lhe agrada fazer, sem poder se preocupar com a carga de trabalho e outros fatores.

 

Desvantagens

Ausência de renda fixa

Ao se tornar um trabalhador autônomo, você deve ter em mente o fato de que sua renda poderá variar ao decorrer do tempo e isso requer mais administração.

Por vezes, pode ser mais difícil encontrar trabalhos ou por estar com muitos projetos, precisará recusar outros para não se sobrecarregar.

É importante que tenha bons contatos antes de começar seus serviços e, após começar, continue fazendo uma auto divulgação boca a boca e principalmente nas redes sociais para que novos clientes cheguem até você para contratá-lo.

Sem CLT (Consolidação das Leis do Trabalho)

Isso significa que você não terá proteção da legislação trabalhista, direito ao seguro desemprego, às férias remuneradas, ao 13º salário e ao FGTS.

Além disso, como trabalhador autônomo você precisará emitir notas fiscais e pagar impostos sobre os valores que recebeu.

 

Assumir os próprios riscos

Em uma empresa, caso algum erro seja cometido, é ela que arca com as consequências e está responsável por corrigi-lo, porém, quando você é seu próprio chefe, é compromisso exclusivamente seu resolvê-lo.

Toda responsabilidade e riscos do serviço ficam por sua conta, o que faz com que necessite ser um profissional ainda mais dedicado, focado e disciplinado.

Esteja disposto a ter que precisar solucionar contratempos pessoalmente caso surjam.

Leave a Comment