Ganho se fala de ganhar dinheiro, os investimentos são umas das primeiras opções citadas nos dias de hoje, isso porque muito mais pessoas têm se interessado pelo assunto.
Então, se você é uma delas e quer aprender mais sobre ações e estratégias para começar a investir, continue lendo a seguir.
O que são ações?
O capital das empresas é dividido em várias pequenas partes e cada uma delas é uma ação. Uma parte das ações pertence aos empreendedores, a outra parte pertence a outros sócios.
Em alguns casos, uma terceira parte é negociada na bolsa de valores, onde os investidores ganham a possibilidade de comprá-las e vendê-las.
São várias as opções disponíveis de ações para serem compradas, como ações itub4, ações ciel3, ações azul4, por exemplo.
Outra forma de ganhar na bolsa de valores é através da valorização das ações. As cotações variam com o tempo, conforme as companhias vão crescendo e também de acordo com a situação da economia e do mercado
Estratégias para investir em ações
Existe uma infinidade de técnicas e estratégias diferentes de operar com renda variável e a escolha vai depender do perfil do investidor e seus objetivos, além do momento e das condições do mercado. Algumas das estratégias mais comuns, são:
Day trade
Day trade são as negociações de curto prazo realizadas na bolsa de valores. E o prazo é realmente curto, pois é uma operação que combina a compra e a venda de uma mesma ação em um só dia, pelo mesmo investidor, usando a mesma conta e na mesma corretora.
Curto prazo
Investimentos com um horizonte de alguns dias, semanas ou meses, até um ano, são considerados de curto prazo. No mercado de ações, uma técnica comum para fazer aplicações desse estilo é chamada de swing trade. Mesmo com a compra e a venda não sendo finalizadas no mesmo dia, as operações de curto prazo também exigem um constante acompanhamento do mercado, pois se baseiam em achar oportunidades de ganho em pouco tempo.
Esse tipo de negociação é uma das mais comuns na bolsa de valores. E é importante ressaltar que negociar visando o curto prazo tem suas particularidades. É recomendado, por exemplo, que se opte por ações com liquidez elevada para que seja possível se desfazer delas com facilidade ao encerrar o investimento.
Longo prazo
Sempre se ouve recomendações de que ações são investimentos interessantes para quem tem o longo prazo como objetivo.
Ao comprar ações, o investidor se torna sócio da empresa e passa a ganhar junto com ela conforme a receita vai crescendo e os resultados aparecendo. E isso, obviamente, não acontece de um dia para o outro, e é aí que entra o longo prazo.
Uma técnica muito usada por quem opera no longo prazo é chamada de position trade, onde as posições em ações são mantidas por mais tempo. É uma ótima alternativa para pessoas que não têm tempo para se dedicar todos os dias a acompanhar os movimentos da bolsa.
Dividendos
Alguns investidores se interessam mais pelos dividendos distribuídos pelas empresas do que pela possibilidade de ganhar com a valorização das ações. É uma forma de viver de renda operando na bolsa de valores e não com títulos públicos ou papéis de renda fixa.
Empresas bem estabelecidas e que tenham as suas receitas crescendo de maneira constante e sem uma necessidade muito grande de investimento, são geralmente boas pagadoras de dividendos.
Long short
Quando se fala em bolsa de valores, a operação mais tradicional é a compra de ações, também conhecida como “long”. Mas também é possível realizar outros tipos de negociações, baseadas na venda de papéis. Elas são recomendadas para quem já possui familiaridade com o mercado.
Operar vendido (ou “short”) é o mesmo que vender uma ação antes de comprá-la. Numa operação tradicional, o principal objetivo é conseguir adquirir papéis por um preço mais baixo e, no futuro, vendê-lo por um preço maior.
Já numa operação vendida, o objetivo é vender as ações e recomprá-las mais tarde por um valor mais baixo, embolsando a diferença.