Muitas pessoas têm o pensamento errôneo de que, quando um casamento vai mal, é impossível restaurá-lo e que a única solução para isso, é o divórcio.
A realidade é que existem alguns passos que podem ser seguidos para recuperar uma relação sem que seja necessário um término. Confira a seguir!
1. O primeiro passo: Ore
Uma das ações mais notáveis de Jesus, era que antes tomar grandes decisões e passar por missões importantes, Ele sempre separava um tempo precioso para estar com o Pai e orar. O Senhor sempre foi um exemplo do que devemos fazer em todas as situações, por isso é tão importante ficar atento à interpretação bíblica.
E para restaurar um casamento ou qualquer outra área de nossas vidas, não seria diferente. É preciso orar.
Comece orando sem seu cônjuge para depois dar um passo em direção ao parceiro e propor a oração de forma conjunta dentro. Depois de adicionar essa prática dentro da rotina de vocês, verá como começará a fortalecer o relacionamento, já que Deus é a fonte de tudo e toda transformação que existe.
2. Não deixe que distrações atrapalhem seu casamento
Não deixar que outras coisas atrapalhem seu casamento não significa que você não pode ter filhos, uma carreira promissora, se dedicar aos estudos ou se encontrar com seus amigos. Errado é permitir que tudo isso fique no caminho do seu casamento.
A vida é corrida, o dia a dia costuma ser bastante agitado, mas um casal deve buscar crescer junto e se alinhar ao longo dos bons e maus momentos.
Portanto, não deixe com que nada tenha mais brilho para você do que o seu relacionamento, continue namorando o seu parceiro e sempre o priorize.
3. Encontre uma maneira de se conectar novamente
Outra dica, é pensar no que seria necessário para vocês se conectarem novamente.
Do que vocês mais gostavam de fazer antes do casamento cair na rotina? Viajar? Então, planeje uma viagem só para vocês dois. Isso com certeza fará com que se unam de novo.
Comprometem-se a gastar algumas horas juntos todas as noites antes de dormir para conversar e trocar carinhos. Tenham o costume de sair em datas comemorativas e façam um do outro a maior prioridade.
Às vezes, nem é preciso de muito. Um simples jantar, uma conversa jogada fora, um abraço apertado e momentos onde o foco são vocês dois, podem ser o suficiente.
4. Perdoem-se
Discutir a relação para tentar ajeitar as coisas sempre vai revelar dores que estão guardadas, mágoas enraizadas e situações mal resolvidas, o que é muito comum, pois somos humanos.
Todos nós estamos sujeitos a errar, dizer coisas sem pensar em momentos de estresse e a machucar o outro sem querer. No entanto, dentro de um casamento, quando essas feridas não cicatrizam, podem acabar destruindo toda uma história. Portanto, perdoem-se.
E mesmo que perdoar não seja uma tarefa tão simples, não o fazer mostra que queremos continuar vivendo no caminho da dor e da tristeza. Lembre-se: o perdão é uma decisão e não um sentimento, então o pratiquem para restaurar a relação por completo.