Não existe ninguém neste mundo que nunca tenha feito algo do qual se arrependeu depois e se martirizou por isso. No entanto, este é um sentimento que pode machucar profundamente caso não seja deixado para trás.
Então, se você deseja aprender a lidar com o arrependimento, continue lendo a seguir.
1. Peça desculpas
O arrependimento pode ser um sentimento torturante, principalmente quando não colocamos para fora aquilo que está o causando.
Quando você não consegue tirar da cabeça aquilo que fez com que se arrependa, principalmente quando envolve terceiros, uma das alternativas mais simples, mas que para algumas pessoas pode ser extremamente difícil, é pedir desculpas.
Abrir seu coração e demonstrar que mudou é uma das melhores maneiras de lidar com o arrependimento.
2. Pare de se julgar
Quando estamos arrependidos de algo que fizemos ou deixamos de fazer, é muito comum que sejamos rígidos demais com nós mesmos. E neste caso, é muito importante que você aprenda a não se julgar.
Uma das melhores técnicas para parar de julgar a si mesmo, é exercitar a curiosidade e seus pensamentos de auto crítica positiva. Isso significa que ao invés de se odiar pelos seus erros e escolhas do passado, irá se perguntar por que os cometeu, por que agiu daquela forma e por que foi por tal caminho? Responder a essas perguntas irá te ajudar a aliviar a visão que você está tendo sobre si mesmo e auxiliar no processo de se livrar desses julgamentos.
3. Certifique-se de que aprendeu com seu erro
Um dos pontos muito importantes para lidar com os arrependimentos, é reconhecer que você mudou.
De repente esse erro que você cometeu foi realmente muito grave, o que pode ser mais difícil de superar, mas quando há uma verdadeira evolução, é possível seguir em frente.
Viver arrependido não é uma opção, mas você pode fazer deve um incentivo para que se esforce ao máximo para não repetir seu erro.
Faça dele uma ferramenta para se tornar uma pessoa melhor, mais atenta, compassiva, empática ou seja lá o que tenha ficado a desejar nas suas atitudes.
Assim que você conseguir identificar as áreas que precisa melhorar e perceber que realmente houve uma mudança, é o momento de deixar seu arrependimento para trás e olhar para o que está por vir.
4. Perdoe-se
Por fim, mas não menos importante: você precisa se perdoar, independentemente do que tenha feito a si mesmo. E ter feito a si mesmo, significa que não há outras pessoas envolvidas no seu arrependimento.
É muito comum que não façamos escolhas certas, nos momentos certos. Todos, em algum momento, já se prejudicaram por errar o caminho. Não se martirize por isso!
Peça desculpas para si mesmo por todos os pensamentos e atitudes negativas. Uma ótima forma para isso, é escrevendo uma carta para colocar para fora tudo aquilo que vem lhe atormentando.
Aceitar que você é falho e que nem sempre irá acertar é necessário para a sua plenitude. Portanto, foque nas coisas boas que você vem fazendo para que seja possível deixar para trás todo o arrependimento que já deveria ter sido esquecido.