Acessibilidade para todos: a importância da língua de sinais na sua rotina

Mais de 5% da população mundial é surda ou possui alguma deficiência auditiva, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Essas pessoas merecem igual acesso à comunicação e melhor qualidade de vida. Parte dessa inclusão é a democratização do termo “surdo”, quando nos referimos à essa comunidade. Este pequeno detalhe ajuda a familiarizar outras pessoas com a cultura surda.

Além disso, fazer um curso de Libras é excelente em um nível pessoal, pois ajuda você a se abrir para toda essa comunidade e suas diferentes formas de se comunicar. Esse aprendizado transforma qualquer pessoa em um comunicador mais eficaz, devido aos sinais não-verbais, estando ciente do que as pessoas querem de uma conversa.

Embora a cultura surda apoie os surdos, também oferece acesso a informações sobre o mundo, como a capacidade de viajar, trabalhar e ter um papel ativo na sociedade. Continue lendo e entenda a importância da linguagem brasileira de sinais para quem é ouvinte!

Qual a importância da linguagem de sinais?

É importante que as pessoas que ouvem tenham interesse em aprender Libras, pois isso as torna aliadas da comunidade surda, compreendendo sua cultura e necessidades com mais profundidade. Até porque, esse aprendizado incentiva a diversidade e a singularidade.

Vale destacar que a linguagem de sinais não se limita apenas a conversas com pessoas surdas. Além de fortalecer o cérebro, é uma ótima forma de conseguir se comunicar quando as pessoas estão longe. É possível usar Libras através de janelas, em locais de trabalho com máquinas muito barulhentas e embaixo d’água. Inclusive, é um ótimo artifício de comunicação para quando é necessário permanecer em silêncio, como no cinema, por exemplo.

Pessoas com outras deficiências, como síndrome de down ou autismo podem ter problemas em se comunicar de maneira auditiva ou verbal. Ao usar a Libras como uma alternativa para a conversa, eles podem se sentir mais confortáveis e comunicar de maneira eficaz seus pensamentos e sentimentos para outras pessoas.

Em busca de uma vida mais acessível

É importante ressaltar que aqueles que são surdos e com algum tipo de deficiência auditiva devem ter acesso ao seu idioma onde quer que estejam. Não deve haver limitações quanto a onde eles podem estudar ou fazer negócios.

As pessoas que podem ouvir têm acesso total para irem a qualquer lugar que quiserem e podem se comunicar livremente. Essa capacidade deve ser igual para a comunidade surda. Seria incrível se não houvesse barreiras com relação ao ato de se comunicar.

Portanto, começar com o fornecimento de intérpretes ou legendas em todos os tipos de vídeos pode tornar a experiência dessas pessoas ainda melhor. Embora sejam pequenas ações, elas podem causar um grande impacto na qualidade de vida. Mas claro, nada se compara a qualquer pessoa poder se comunicar e conhecer essa cultura tão imensa.

Afinal, ser surdo pode ser solitário, uma vez que você vai trabalhar e fica sozinho, porque não consegue manter uma conversa verbal. No entanto, se todos tiverem pelo menos um pouco de conhecimento em Libras para uma comunicação básica, é um bom começo para um ambiente mais inclusivo, seja na escola ou no trabalho.

O que achou deste conteúdo? Interessante? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre para outras pessoas a importância de começar um curso de Libras online agora mesmo!

Leave a Comment