Todos os anos milhares de pequenos empreendedores entram no ramo da beleza e abrem salões de estética. Nesses ambientes é possível encontrar diversos serviços relacionados à beleza. Isso atrai muitas pessoas, o que é bom para os negócios.
Mas alguns empreendedores não sabem administrar muito bem a questão da inadimplência. Por isso, muitos pequenos negócios fecham antes mesmo de dar lucros, afinal de contas, é o fluxo de caixa que mantém o negócio vivo.
Dê prioridade ao pagamento em dinheiro
Se você tem um negócio de estética, dê sempre prioridade ao pagamento em dinheiro. É claro que um negócio tem sempre mais clientes quando ele oferece várias formas de pagamentos. Mas a prioridade deve ser sempre o pagamento à vista.
Como então incentivar os clientes a fazerem pagamentos a vista?
Você pode adotar algumas promoções ou oferecer descontos para todos aqueles que realizarem o pagamento à vista. Dessa forma, as pessoas vão se sentir atraídas pela vantagem.
Adote o plano recorrente para seu negócio
Outra forma de evitar inadimplências no seu negócio de estética é adotar o plano recorrente. Dessa forma, os clientes pagarão por serviços durante um determinado período, que pode ser quinzenal, mensal, semestral e até mais.
Com esse plano recorrente seu negócio de estética não só vai evitar a inadimplência como também vai ganhar mais clientes, vai ter uma cobrança automatizada e vai ter um melhor gerenciamento financeiro.
Mantenha o cadastro de seus clientes atualizado
Outro meio de evitar que seus clientes fiquem devendo no seu salão de estética é manter o cadastro deles sempre atualizados.
Todo salão de estética precisa ter um cadastro de clientes com as informações mais relevantes. Mas depois de um certo período, é bom atualizá-lo. Dessa forma, sempre que algum serviço ficar com o pagamento pendente, você poderá recorrer ao seu cliente sem ter medo de perder o contato.
Mande lembretes sobre o pagamento
Com as informações atualizadas dos seus clientes, você também vai poder mandar algumas mensagens lembrando que o dia do pagamento está próximo. Ou seja, você poderá lembrar através de mensagens que a data limite de pagamento já está perto de vencer.
Dessa forma, mesmo que o cliente tenha esquecido desse compromisso, com seu lembrete, ele poderá evitar ficar inadimplente.
Tenha um bom relacionamento com os clientes
Ter um bom relacionamento com seus clientes é fundamental para que o negócio continue funcionando. Tente sempre de maneira bem discreta e descontraída induzir o cliente a fazer o pagamento à vista ou aderir ao plano recorrente.
Quando um cliente está ou ficou inadimplente em um determinado período, tente também ser discreto e trate esses clientes com muito respeito. Por ter um bom relacionamento com seus clientes, seu negócio com certeza terá sucesso.
Recorra a tecnologia para evitar inadimplências
É possível recorrer a tecnologia para evitar a inadimplência em seu negócio. Você pode acessar a alguns sites ou aplicativos que ajudam a informar se uma pessoa está com o ‘nome sujo’ na praça ou não.
Dê muito valor aos bons pagadores
Todo negócio de estética tem aqueles bons pagadores. Você pode valorizá-lo por dar um desconto em um pagamento ou por oferecer um serviço de cortesia, por menor que seja, isso vai fazer muita diferença e atrair mais clientes.