Como evitar a inadimplência no seu negócio de estética?

Todos os anos milhares de pequenos empreendedores entram no ramo da beleza e abrem salões de estética. Nesses ambientes é possível encontrar diversos serviços relacionados à beleza. Isso atrai muitas pessoas, o que é bom para os negócios.

Mas alguns empreendedores não sabem administrar muito bem a questão da inadimplência. Por isso, muitos pequenos negócios fecham antes mesmo de dar lucros, afinal de contas, é o fluxo de caixa que mantém o negócio vivo.

Dê prioridade ao pagamento em dinheiro

Se você tem um negócio de estética, dê sempre prioridade ao pagamento em dinheiro. É claro que um negócio tem sempre mais clientes quando ele oferece várias formas de pagamentos. Mas a prioridade deve ser sempre o pagamento à vista.

Como então incentivar os clientes a fazerem pagamentos a vista?

Você pode adotar algumas promoções ou oferecer descontos para todos aqueles que realizarem o pagamento à vista. Dessa forma, as pessoas vão se sentir atraídas pela vantagem.  

Adote o plano recorrente para seu negócio

Outra forma de evitar inadimplências no seu negócio de estética é adotar o plano recorrente. Dessa forma, os clientes pagarão por serviços durante um determinado período, que pode ser quinzenal, mensal, semestral e até mais.

Com esse plano recorrente seu negócio de estética não só vai evitar a inadimplência como também vai ganhar mais clientes, vai ter uma cobrança automatizada e vai ter um melhor gerenciamento financeiro.  

Mantenha o cadastro de seus clientes atualizado

Outro meio de evitar que seus clientes fiquem devendo no seu salão de estética é manter o cadastro deles sempre atualizados.

Todo salão de estética precisa ter um cadastro de clientes com as informações mais relevantes. Mas depois de um certo período, é bom atualizá-lo. Dessa forma, sempre que algum serviço ficar com o pagamento pendente, você poderá recorrer ao seu cliente sem ter medo de perder o contato.

Mande lembretes sobre o pagamento

Com as informações atualizadas dos seus clientes, você também vai poder mandar algumas mensagens lembrando que o dia do pagamento está próximo. Ou seja, você poderá lembrar através de mensagens que a data limite de pagamento já está perto de vencer.

Dessa forma, mesmo que o cliente tenha esquecido desse compromisso, com seu lembrete, ele poderá evitar ficar inadimplente.

Tenha um bom relacionamento com os clientes

Ter um bom relacionamento com seus clientes é fundamental para que o negócio continue funcionando. Tente sempre de maneira bem discreta e descontraída induzir o cliente a fazer o pagamento à vista ou aderir ao plano recorrente.

Quando um cliente está ou ficou inadimplente em um determinado período, tente também ser discreto e trate esses clientes com muito respeito. Por ter um bom relacionamento com seus clientes, seu negócio com certeza terá sucesso.  

Recorra a tecnologia para evitar inadimplências

É possível recorrer a tecnologia para evitar a inadimplência em seu negócio. Você pode acessar a alguns sites ou aplicativos que ajudam a informar se uma pessoa está com o ‘nome sujo’ na praça ou não.

Dê muito valor aos bons pagadores

Todo negócio de estética tem aqueles bons pagadores. Você pode valorizá-lo por dar um desconto em um pagamento ou por oferecer um serviço de cortesia, por menor que seja, isso vai fazer muita diferença e atrair mais clientes.

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