Quem ganha um salário mínimo precisa dividir muito bem o dinheiro para pagar todas as despesas do lar, afinal de contas o preço de alguns produtos e serviços tem aumentado a cada dia a mais.
Essa situação tem levado muita gente a ficar no vermelho, ou seja, endividado. E alguns até acham que é impossível sair dessa situação ganhando apenas um salário mínimo. Mas você sabia que sair do vermelho e ficar no azul é uma perspectiva real para muitos?
Se você também está nessa situação e deseja saber como sair do endividamento, continue lendo este artigo e veja algumas dicas úteis.
Registre tudo o que gastar
A primeira coisa a ser feita é registrar tudo o que você gasta. Desde o valor de um picolé até mesmo o valor gasto com a cesta básica.
Para sair do vermelho você precisa saber para onde seu dinheiro está indo, por isso o registro é tão importante. Pois a partir desse registro você vai saber se está gastando com coisas supérfluas ou com o que é essencial.
Você pode fazer esse registro em uma planilha no seu computador ou até mesmo numa folha de caderno.
Compre apenas com descontos e promoções
Mesmo no vermelho, você vai ter que comprar alguma coisa em algum momento. Quando isso acontecer, procure comprar sempre com descontos ou promoções. Para isso você terá que fazer algumas pesquisas de preços.
Procure sempre negociar algum desconto com o vendedor. Se você for comprar algo em loja, veja quais benefícios e ofertas ela oferece. Por exemplo, com o cartão de crédito Magazine Luiza é possível parcelar sem juros a compra feita na própria loja.
Algumas compras também podem oferecer o benefício da devolução de uma parte do dinheiro, procedimento conhecido como ‘compra com Cashback’.
Evite comprar sem necessidade
Essa dica é para aquelas pessoas que não podem ver nada que querem comprar, ou que só se sentem bem comprando. Para sair do vermelho ganhando um salário mínimo você terá que aprender a ser mais controlado.
É necessário abrir mão de algumas compras. Caso contrário, você nunca vai deixar de ser uma pessoa endividada. Mas atenção, essa dica é apenas para quem tem hábitos consumistas. Não podemos deixar de comprar itens básicos para a sobrevivência como comida, bebida, remédios e outros.
Negocie suas dívidas
Para sair do vermelho você terá que renegociar suas dívidas. O interessante é começar por aquelas que cobram uma taxa de juros maior que as demais. Você também pode aproveitar para começar a pagar por aquelas que oferecem muito desconto para quitação.
Não importa por onde você deseja começar, o importante é começar a renegociar, aos poucos, para não comprometer a renda do mês, afinal de contas estamos falando de um salário mínimo.
Renda extra com itens usados
Mas para que você tenha um pouco de alívio financeiro, você deve fazer uma renda extra e uma ótima dica é vender itens usados.
Toda casa tem algo que os donos não necessitam mais e que está encostado acumulando espaço e poeira. Então aproveitem esses itens para fazer uma renda extra e sair do vermelho.