O protesto funciona quando uma pessoa ou empresa protesta um título. Isso quer dizer que ela registrou em um 10 cartorio de protesto que não recebeu o dinheiro que tinha que receber por direito. Ou seja, quando ela protesta o título, como um contrato, nota promissória, cheque, a empresa vai notificar a justiça de que não houve o pagamento da dívida, deixando o devedor com nome sujo.
O processo para regularizar o protesto tem que ser feito diretamente pelo cartório. Deve ser realizado o pagamento da dívida e depois apresentado um comprovante de que o valor foi pago diretamente no tabelião em que o protesto foi registrado. Para entender mais, vamos mostrar como funciona e como limpar o nome.
Meu nome foi protestado e agora?
Caso tenha recebido um protesto, é necessário pedir uma certidão que é o documento que vai mostrar os dados de quem protestou. Para retirar essa certidão, deve ser encontrado um cartório de protestos no qual o nome foi protestado para apresentar o CPF e RG para retirar o documento.
O protesto pode ser de um boleto não pago, título não pago, cheque, entre outros. Se não souber em que cartório foi protestado, pode ser feita uma consulta diretamente pelo SPC ou uma agência do Serasa, com o número de CPF e um documento de identidade com foto. Também pode ser encontrado no Ministério da Justiça a lista com os endereços dos cartórios da sua cidade.
Como limpar o nome?
Com esses dados em mãos, deve ser procurada a pessoa ou a empresa que fez o protesto do seu título e realizar o pagamento da dívida. Não tem muito jeito, visto que só pode ser limpo o nome depois de pagar a conta.
Não se esqueça de pagar e depois pedir um comprovante de quitação, pois vai ser necessário reconhecer firma no cartório para que esse papel seja válido. Com esse recebido, é possível comprovar que a dívida foi realmente paga.
Depois tem que voltar para o cartório, mostrar o comprovante e pedir o cancelamento do protesto. Tem que ficar bem atento a isso. Esse serviço costuma ter um valor e o valor vai variar de cartório para cartório. NO fim, o próprio cartório vai entrar em contato com o SPC ou Serasa para dar a baixa no protesto e limpar o seu nome.
Problemas com protesto
Podem ser encontrados alguns problemas para conseguir pagar o protesto, como não conseguir entrar em contato com a empresa. O primeiro passo é procurar pela empresa no Google, tentando encontrar um contato. Caso não seja possível, é possível procurar a Junta Comercial do Estado e fazer uma pesquisa.
A empresa também pode ter sido fechada, mas mesmo ela estando extinta é possível receber os dados para entrar em contato diretamente com os donos. Caso não consiga mesmo entrar em contato com a empresa, pode ser necessário encontrar um advogado para que ele entre com um ofício judicial no cartório.