Ter um bebê afetará minha carreira?

Ter um bebê afetará minha carreira? (Foto de nappy no Pexels)

Ter filhos também pode afetar sua carreira quando seu empregador se comporta de maneira absolutamente adequada. Isso pode ocorrer porque equilibrar as demandas de sua carreira e filhos o força a fazer concessões, mas também porque a maternidade pode mudar suas prioridades.

Antes do nascimento, muitas mães seguem trabalhando até o último momento, mesmo atarefadas comprando itens do bebê, como copo de transição avent, fraldas, roupas, entre outros. 

A gravidez afetará meu trabalho?

Sua primeira gravidez, em particular, é imprevisível. Algumas pessoas se sentem maravilhosas o tempo todo, mas a maioria experimentará alguns dos problemas comuns. Esses incluem:

  • Sintomas da gravidez precoce: enjoos matinais, dores de cabeça, sensação de desmaio e inchaço.
  • Sintomas posteriores da gravidez: cansaço, dor nas costas e pernas doloridas.

Se esses sintomas afetam seu trabalho depende do seu local de trabalho. Seu empregador deve fazer adaptações para permitir sua gravidez, se for razoável fazê-lo. 

Existem alguns trabalhos que você geralmente não pode fazer durante a gravidez, devido a requisitos físicos que não pode atender. Nesses casos, você pode precisar de tarefas alternativas.

Se você se esforça para continuar fazendo seu trabalho quando não se sente à vontade por causa da gravidez, mas não explica, isso pode afetar seu desempenho. Todos cometemos mais erros quando estamos cansados. 

Isso significa que é importante pedir ao seu empregador que adapte seus deveres antes que a gravidez afete o seu trabalho, para que você possa continuar a dar o melhor de si.

Embora a gravidez não deva afetar sua progressão na carreira, ela geralmente a interrompe. Você deve poder voltar ao trabalho no mesmo nível de antiguidade que o deixou, mas não pode acumular experiência ou habilidade técnica enquanto não estiver no trabalho; assim, sua licença interromperá seu progresso até o seu retorno.

Devo tirar toda a minha licença de maternidade?

Você pode optar por tirar a licença de maternidade. Se você planeja voltar ao trabalho mais cedo, provavelmente ainda estará cansado – da gravidez e das noites sem dormir com seu bebê. 

Seu parceiro arcar com todo o fardo de seu trabalho, quando você não estiver disposto a fazê-lo, pode significar que seu desempenho afeta sua carreira. Alguns empregadores podem oferecer um retorno antecipado ao trabalho em fases, se você perguntar.

A maternidade mudará a maneira como me sinto em relação à minha carreira?

Os sentimentos maternos que surgem após o parto surpreendem algumas mulheres. Sua carreira pode parecer menos importante para você do que antes. Você pode decidir voltar a tempo parcial ou desejar não ter que voltar.

Sentimentos como esse são comuns. Para algumas mulheres, elas desaparecem, de modo que, quando a licença de maternidade termina, o desejo de voltar ao trabalho é muito forte. Outros acham que suas ambições mudam por mais tempo e gostariam de uma pausa na carreira. Para alguns, isso se torna uma mudança de longo prazo.

Faça uma pausa como uma oportunidade para pensar em sua carreira. Você tinha um plano ou estava apenas voando? Você pode imaginar algum trabalho alternativo que também consideraria? O que seria necessário para mudar de carreira?

Leave a Comment