Uma proposta de emprego é muito bem-vinda, principalmente se vier acompanhada de alguns benefícios. Por isso, quando surge a oportunidade de trabalhar no período da noite, muitas pessoas não pensam duas vezes e aceitam a proposta.
Mas será que o trabalho no horário noturno só tem vantagens? Há quem defenda que sim e eles tem seus motivos. Outros nem cogitam a ideia de trabalhar no período da noite. Veja agora algumas vantagens e desvantagens de trabalhar nesse período.
Vantagens de um trabalho noturno
Há quem goste de trabalhar no período noturno e ainda se beneficiam de algumas vantagens de trabalhar nesse horário. O trabalho noturno tem se tornado essencial para algumas áreas de trabalho, como por exemplo, em help home care rj, que são empresas de cuidadores de idosos.
Diversas outras empresas precisam de trabalhadores disponíveis para tal horário. Veja então algumas vantagens de trabalhar a noite.
Salário maior que o normal
Todo trabalhador que exerce sua função no período da noite, tem um salário maior que o normal. A lei trabalhista brasileira determina que o funcionário receba 25% a mais do que se estivesse atuando durante o período diurno.
Dessa forma, trabalhar nesse horário atrai mais pessoas simplesmente pela condição salarial ser melhor.
Suporte para o trabalhador noturno
A lei também determina que os empregadores precisam, de forma obrigatória, fornecer um acompanhamento médico com regularidade para seus trabalhadores noturnos.
Exames médicos devem ser realizados antes mesmo do empregado começar a trabalhar nesse horário, e precisam ser repetidos a cada seis meses, especialmente se algo mudar no local de trabalho. Caso o funcionário apresente algum problema de saúde decorrente do horário de trabalho, deve ser transferido para o turno diurno.
Horário de trabalho flexível
Por trabalharem no período da noite, muitos podem aproveitar para resolver alguma coisa no período do dia, situação essa que é mais difícil para quem trabalha no período do dia.
Desvantagens do trabalho noturno
Nem tudo são flores e o trabalho noturno também tem suas desvantagens. Mesmo as leis trabalhistas dando aparato para o trabalhador deste horário, mas trabalhar neste período pode trazer alguns prejuízos. Veja agora as desvantagens.
Pode desenvolver problemas de saúde
Mesmo tendo todo o suporte médico que o período lhe proporciona, a saúde é sempre a primeira a ser afetada.
A começar pela falta de exposição solar, que acarreta na carência de vitamina D, importante para o bom funcionamento do nosso organismo. Depois quem trabalha no período da noite, não se alimenta de forma adequada, desenvolvendo problemas como obesidade.
Além disso, alguns que trabalham a noite se movimentam menos no decorrer do dia, já que durante o dia precisam dormir. Isso ocasiona no surgimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes e outras.
Sono perturbado
O sono também é outra área afetada pelo trabalho noturno. Muitos funcionários não conseguem ter qualidade de sono durante o dia. Muitos desenvolvem insônia, e por isso, ficam mais estressados e ansiosos.
Além disso, a má qualidade de sono pode comprometer o bom trabalho do funcionário, que em alguns casos, ficam expostos a acidentes de trabalho.