Ingressar em uma carreira musical é um desafio considerável para grande parte das pessoas que decidem que têm talento na música e podem investir e ser bem-sucedidos.

É um caminho bastante árduo até mesmo para as pessoas que tenham uma situação financeira favorável – e acredite, sua carreira musical tem muito a ver com dinheiro em boa parte do tempo e não estamos falando (ainda) do cachê.

É preciso ter bastante perseverança – além do inegável talento para o canto ou para um instrumento ou para ambos. Vamos falar de alguns pontos importantes para pensar em como ingressar na carreira musical e aumentar as chances de sucesso.

01 – Busque um emprego

Sim, este é o primeiro conselho, mas não é para arrumar um trabalho em uma loja de roupas que sustente o seu orçamento – esse conselho nem é preciso ser dado, afinal você precisa tem uma sustentação enquanto a carreira musical não der o retorno que você desejar.

Mas aqui falamos de buscar um emprego dentro do meio musical, mesmo em funções administrativas ou comerciais. A proximidade e o convívio farão você sentir o grau de dificuldade e também ajudarão a dividir o seu sonho com pessoas que estão acostumadas com os passos de várias outras pessoas.

02 – Planeje-se financeiramente

Como falamos antes, você precisa de um sustento para as suas contas enquanto a carreira musical não possa se tornar a sua principal fonte de renda – e isso pode demorar muito.

Mesmo que você viva com seus pais e eles paguem as suas contas, é preciso ter a certeza de que isso levará você pelo tempo que você vai precisar, pois qualquer mudança de roteiro – começar a trabalhar, por exemplo – vai impactar no seu plano de ter uma carreira musical.

Se você tem um emprego, comece a planejar um fundo de reserva que possa pagar as suas contas por um determinado tempo que você considere que não vai ter renda de nenhum lado.

03 – Pense em como conciliar duas carreiras

As carreiras artísticas têm uma rotina muito típica, são dias e horários alternativos, se você trabalha no comércio, certamente terá de conciliar os horários e as responsabilidades.

Não é uma tarefa simples, e sempre vivendo na corda bamba com compromissos que coincidem. Felizmente, os fins de semana e as noites são velhos companheiros dos músicos e cantores. Mas é sempre bom estar atento ao seu envolvimento físico e mental com a música e o quanto isso pode impactar no seu rendimento profissional.

04 – Explore a internet em busca dos recursos para a sua carreira

A internet é um vasto terreno com uma grande quantidade de possibilidades para você não só se aprofundar tecnicamente como entender como funciona a indústria – relacionamentos, os caminhos para se vender musicalmente, papel das mídias.

Explore bastante, você vai encontrar muitas formas de apurar técnica, como por exemplo as produtoras como a Spot Rádio para treinar sua voz.

Bem específico, não é mesmo? Essa á a parte boa, você pode se construir de diversas formas, tanto técnica quanto comercialmente.

05 – Defina seu estilo e invista no público

Certamente você tem em mente o que você quer fazer no mundo da música: se você quer cantar ou tocar, qual o estilo te satisfaz? A partir dessa decisão, você deve investir em repertório, instrumental, parcerias relacionadas.

E principalmente sobre o público-alvo da sua carreira:

  • Qual o perfil social dessas pessoas;
  • Onde você vai encontra-las;
  • Qual o esforço que você terá para estar perto delas.

06 – Descubra como chegar no seu público – e em etapas

Seu público pode estar presente no mercado de várias formas – concentrado ou pulverizado, vai depender do estilo que você abraçar.

Num exemplo simplista, de nada adianta investir em uma carreira como cantor de funk e começar procurando por espaço para cantar nos clubes de uma região de classe média – o começo vai estar nos clubes de comunidades, onde a cultura funk estiver e possa projetar você para além deles.

Se você quer cantar rock, certamente os bares e pequenos eventos, feiras, serão o seu ponto de partida, mas os estilos dos lugares precisam ser da cultura rock.

07 – Esteja presente nas redes sociais

Não há espaço mais democrático e eficiente para projetar uma carreira musical que as redes sociais. Ali você tem milhões de pessoas pesquisando sobre tudo, e encontrando um compartilhamento que um amigo fez de um show seu em um bar.

Você precisa de visibilidade e as redes proporcionam. Apenas invista nas que realmente trazem retorno de tráfego de pessoas, cliques e comentários – Facebook, Instagram e Twitter são as mais eficientes para o ramo musical.

 

Como ingressar na carreira musical?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *