Como montar um roteiro de viagem para o Rio de janeiro

Você está vindo em férias ou conseguiu alguns dias para conhecer a Cidade Maravilhosa? Parabéns!

Você vai conhecer uma das cidades mais surpreendentes do mundo. Nada no Rio é comum, tudo é superlativo neste pedaço de terra que está longe de ser uma grande capital em território, encravada entre o mar e a montanha.

Quase tudo que se disser sobre o Rio é clichê, afinal todos os adjetivos já foram gastos para tentar traduzir o Rio de Janeiro.

Mas lembre-se: você pode montar um roteiro de viagem para o Rio de janeiro que dure 30 dias; o carioca é capaz de te dar uma lista de imperdíveis que ficaram para trás. Portanto, comece a programar a volta!

Dia 01 – Copacabana e Pão de Açúcar

Vamos começar de manhã pela praia mais famosa do mundo (que o povo de Ipanema não me ouça). Ali você uma praia longa, com um calçadão perfeito para andar sem pressa e uma feira de artesanato e souvenirs que funciona todos os dias à tarde e à noite e é parada obrigatória.

Se quiser mergulhar, a pedida é caminhar até o Leme. Depois você pode ir para o charmoso bairro da Urca e pegar o Bondinho do Pão de Açucar para passar pelos dois morros e ter as vistas mais espetaculares da cidade.

Dia 02 – Ipanema e Cristo Redentor

A Praia de Ipanema é a maia badalada da cidade, cenário da música brasileira mais executada no exterior – Garota de Ipanema – e também a mais democrática na diversidade e pacífica na convivência. Tem ótimos bares e restaurantes para aquele chopinho com fritas sem pressa.

Aproveite para ir até a Pedra do Arpoador, que fica na divisa das praias de Ipanema e Copacabana. Do alto da pedra você terá uma visão nível 360 das duas praias. É de tirar o fôlego (avisei que faltariam adjetivos novos).

Ainda dá tempo para conhecer o Cristo Redentor (na verdade o ideal é começar o dia com ele).

Dia 03 – Centro Histórico

Mesmo com todo o deslumbramento com as belezas naturais e obras turísticas únicas, o Rio respira cultura e história, pois foi capital do Império e da República. No Centro você encontrará edificações do tempo imperial no Paço Imperial e nos diversos museus da região.

Aproveite para pegar o VLT (Veículo sobre Trilhos) e ir para o Porto Maravilha, uma área portuária desativada e urbanizada que tem os museus do Amanhã e MAR além do AquaRio para quem ama a fauna marinha. Se der tempo, encerre o dia na centenária Confeitaria Colombo, com sua arquitetura e decoração históricas e delicias para um café da tarde.

Dia 04 – Recreio e Praias

Aqui a distância é boa, pois fica na Zona Oeste, mas vale cada minuto. O Recreio é um bairro relativamente novo, planejado e que tem as praias mais remotas e belas, muito frequentadas por surfistas e com pouco movimento mesmo em finais de semana.

Vale a pena chegar cedo e aproveitar o sol rodeado de área verde preservada, longe da agitação da Zona Sul.

Depois, vale a pena retornar para o bairro de Botafogo, na Zona Sul, almoçar no Shopping Botafogo que tem o terraço com a vista mais bonita da cidade e passear pela Enseada de Botafogo, onde você tem belas paisagens, admirar o litoral e os apartamentos Botafogo.

Dia 05 – Parque Lage e Jardim Botânico

Esse é o dia ecológico. São dois parques que merecem a visita, o primeiro pela sua arquitetura e a obras expostas e o segundo por ter uma vasta coleção da flora brasileira. Aproveite a proximidade e conheça a Lagoa Rodrigo de Freitas, com belas paisagens, quiosques onde se come e bebe de tudo e se pode caminhar sem pressa.

Para as noites

Ipanema e Leblon tem os melhores restaurantes de diversas gastronomias e preços variados. Sobre os shopping centers, o Rio Sul é o mais interessante em termos de lojas e visual.

Se quiser conhecer o shopping de luxo da cidade, o Village Mall fica na Barra da Tijuca, é um bom caminho. E a Lapa, no Centro, é o lugar ideal para encontrar muitos bares e restaurantes descontraídos, com músicas de todos os estilos e muita gente bonita nas ruas.

Esse é o roteiro básico da 5 dias para conhecer todas as atrações principais, mas ainda fica muita coisa de fora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *