Ter um negócio próprio é sempre um grande desafio na economia brasileira, principalmente nos tempos de muita incerteza que vivemos nos últimos anos.
Mesmo com a recuperação, ainda lenta, precisaremos de um bom tempo de melhora para voltarmos aos níveis de consumo que deixam os empreendedores satisfeitos e com condições de reinvestir para fazer o negócio crescer e vender mais.
Mas enquanto os bons ventos não retornam, precisamos voltar para uma daquelas características que lemos nos manuais de empreendimento que lemos quando o desejo de ter um negócio cresceu: a criatividade.
No setor de Floriculturas, ela é ainda mais necessária por ser um negócio que ainda depende muito da sazonalidade (épocas festivas de grande apelo) e mesmo assim os números não são os ideais por causa da crise.
Mas como é possível fazer para aumentar as vendas da sua Floricultura?
Vamos falar de ações que podem melhor a visibilidade do seu negócio, conquistar mais clientes e aumentar as duas vendas!
Diversificar os produtos da sua Floricultura
Sem dúvida, vender apenas flores e cartões não é suficiente para manter uma floricultura. Este setor pode ser mais classificado como Presentes para entendermos a abrangência que devemos ter, para além do produto principal.
Cestas de flores com pequenos itens de presentes, pelúcias, itens decorativos, doces e bebidas finas, são alguns itens que podem atrair mais clientes e vendas, tanto em kits quando individualmente.
Uma boa opção aqui é fazer parcerias com fornecedores destes itens para oferecer em consignação – pagar somente quando vender. Sua floricultura é uma ótima vitrine para pequenos artesãos e produtores que não estrutura para chegar no grande público.
Conhecer e interagir com os clientes e possíveis clientes
Cada pessoa que entra em nossa loja é uma possibilidade de venda atual e futura. E para isto, precisamos manter o contato com ele, enviando e-mails ou mensagens de Whatsapp em determinadas épocas.
Você pode coletar dados como telefone, e-mail e datas de aniversário para oferecer produtos de forma programada. Registrar as compras de cada um para entender quando e o que você pode oferecer para ele.
E tudo isto durante o ano todo, e não apenas em datas oficiais. Afinal, existem muitos momentos que pedem presentear com flores e presentes. Neste artigo ainda, falaremos de uma estratégia que pode auxiliar muito neste trabalho de relacionamento personalizado com os clientes.
Eventos são uma ótima fonte de renda
Para além das datas específicas – Dia das Mães, dos Namorados – existem eventos onde as flores são indispensáveis para a decoração – casamentos, festas de formatura, aniversários e eventos religiosos e corporativos.
É um nicho com grande potencial. Você pode avaliar o mercado de Cerimonialistas e Empresas de Eventos dentro da região onde você tenha condições de atender em domicílio e fazer parcerias, oferecendo desconto e atendimento diferenciado.
Também pode mapear a região em busca de locais de eventos e oferecer diretamente os seus serviços. O importante é avaliar muito bem o seu potencial de atendimento – e pode valer a pena expandir para atender a demanda. É uma alternativa que requer um planejamento, mas pode dar ótimos resultados, entre eles o principal: a publicidade direta para o seu produto nos eventos.
Invista muito em conhecer as tendências culturais neste mercado
Muitas floriculturas ainda apostam num mix de flores que chamamos de básico, as que tem maior saída ao longo do ano. E isso é natural, já que o produto tem pouca duração.
Mas existem mudanças culturais que podem favorecer o negócio. O incremento do setor de Organização Pessoal. O crescimento do número de pessoas trabalhando em home office. A busca cada vez maior por ambientes empresariais e residenciais com foco na qualidade de vida. As pessoas querem mais contato com a natureza nos momentos de trabalho e relaxamento.
E o que estas tendências tem em comum? O gosto por plantas e flores de variadas espécies, que são plantadas em vasos e jardins, com mais charme, variações de beleza e (o principal) durabilidade, para serem realmente decorativas.
Uma das mais requisitadas, as orquideas são uma ótima opção para atrair os seus clientes de nichos bem diferentes dos usuais do floriculturismo tradicional. Você pode ver aqui muita informação útil sobre as orquideas.
E a venda online?
Este é um modelo de negócios que funciona muito bem para o setor de Floriculturas. Você pode criar uma loja virtual onde as pessoas peçam orçamento ou comprem diretamente, conforme os prazos de entrega que você definir. Podem pagar de várias formas e você pode instituir um sistema de pagamento, sem concentrar suas vendas na loja física.
A partir de um Plano de Negócios específico para colocar sua Floricultura na rede, novas opções surgirão. Levar o negócio para o mercado digital é essencial para ganhar visibilidade, atrair mais pessoas com interesse em conhecer o seu produto e até mesmo nichar seu negócio digital num primeiro momento, focando em atendimento de eventos, por exemplo.
Investir em Marketing Digital é fundamental, seja um negócio físico ou online
O Marketing Digital é o conjunto de ferramentas, metodologias e ações que visam criar e amplificar a presença digital de um negócio, atrair mais clientes e mais vendas.
Com uma boa estratégia, apoiada nos itens abaixo, é possível gerar um negócio online lucrativo e que expanda esta possibilidade para o mundo físico.
- Site e blog com conteúdo qualificado sobre os produtos, o funcionamento da loja e assuntos relacionados ao seu produto – por exemplo, falar de decoração de interiores ou investimento em áreas verdes. Com isso, criamos uma audiência interessada na autoridade do conteúdo, o que aumenta as chances de interesse e venda.
- Redes sociais que agreguem qualidade ao negócio – no Floriculturismo, o Facebook e o Instagram são as mais indicadas.
- Pesquisas e mapeamento constante do mercado digital, na busca de clientes que se alinhem com o perfil desejado – ou rever o perfil com novos produtos.
E o investimento, ao contrário do que muitas pessoas ainda imaginam, é muito atrativo quando comparamos com as possibilidades de crescimento e ganho.