Para muitos de nós, a vida tem ficado muito ocupada ultimamente, com poucos avisos ou tempo para se preparar para novas rotinas e formas de trabalhar remotamente. Muito tempo usando o yowhatsapp e esquecendo dos estudos.
Isso representa um dilema para os gestores: como manter sua equipe no caminho certo para cumprir os objetivos, sem abrir mão do próprio desenvolvimento pessoal e das metas de estudo.
Com essas dicas, achamos que isso pode ser feito.
Defina expectativas claras
Combine a nova forma de trabalhar. Embora todos estejam se recuperando no momento, é muito importante para você e sua equipe ter clareza sobre o que você está pedindo que façam.
Estabeleça objetivos claros, certifique-se de que as expectativas e os critérios de sucesso sejam claros. Você espera que eles trabalhem em horários definidos ou entreguem resultados definidos?
O último pode ser mais apropriado se os colegas também estiverem atuando como professores ou cuidadores em meio período.
Recomendação é concordar e bloquear o tempo sem contato para permitir que os membros da equipe trabalhem sem a distração do fluxo crescente de e-mails, notificações e mensagens.
Motive-os
Alimente sua motivação. Os membros da equipe precisarão de mais automotivação enquanto trabalham virtualmente, portanto, aloque um trabalho que os conduza e envolva naturalmente.
Revisite cargas de trabalho e tarefas, certificando-se de que estão usando seus talentos e pontos fortes. Manter um alto nível de interesse em seu trabalho e reforçar o propósito de suas atividades.
Confie neles
Mostre confiança. Não seja um microgerenciador. O microgerenciamento sugere que você não tem confiança em sua equipe para alcançar o que você pediu que eles fizessem e que não está confiante na direção que definiu.
Deixe a porta aberta para que eles venham até você em busca de mais ajuda, caso precisem. Mostrar confiança motiva as pessoas e desenvolve o trabalho em equipe. Se alguém está quebrando essa confiança, lide com isso de forma rápida e decisiva e siga em frente.
Seja solidário
Contenha a ansiedade e a interrupção procurando manter os vínculos sociais que sua equipe considerava garantidos. Existem inúmeras histórias de equipes fazendo happy hours e festas de pizza remotamente – o que você poderia fazer?
Mas e quanto ao seu próprio desenvolvimento pessoal?
Seja realista
A vida mudou, então, se você já trabalhou, digamos, dez horas por semana, não sinta que precisa se ater a isso rigidamente.
Se sua vida de repente ficou mais difícil, então ajuste para baixo. Da mesma forma, se você inesperadamente se descobriu com muito tempo disponível, use um pouco dele para um desenvolvimento mais pessoal.
Priorize suas ações
Seu horário de estudo pode ter mudado, aulas adiadas, exames trocados por tarefas, etc. Essas coisas podem mudar tanto o que você precisa estudar quanto quando você precisa ter feito isso.
Você também pode precisar aprender algumas novas habilidades, como aprender a trabalhar com eficiência em casa, então essas coisas precisarão estar no topo da sua lista.
Agende apropriadamente
Quando você está mais na zona de estudar? Você deseja sincronizar seu aprendizado com um colega de estudo em um link de vídeo do WhatsApp aberto?
Quando você tem menos probabilidade de ser incomodado? Quando seu parceiro pode assumir a responsabilidade por essas tarefas da vida?